Menu:

Dicas para compor músicas

Uma das coisas mais importantes na hora de compor é escolher o tema.

É importante escolher um tema que se destaque no oceano de músicas com o qual convivemos diariamente. O que sua música tem que a faz diferente? Que aguça a curiosidade do ouvinte? Que a distingue da MPB nacional?

      compondo Não é porque voce vai fazer uma música "pra povão" que ela tem que ter uma letra imbecil. "Prefixo de Verão" é pováo mas virou uma música eterna porque a letra é bonita.

      Um bom - e original - tema pode ajudar a chamar a atenção dos turistas, do público regional e, quem sabe, de algum produtor de passagem por aqui ou que esteja ouvindo a Morena FM pela internet.

      O sul da Bahia é rico em temas regionais, um verdadeiro filão que pode ser explorado nas músicas e fácil de ser usado porque todas as informações estão à mão. Além disso, é único no Brasil.

      Somente no tema "cacau" voce tem desde a história do fruto, ainda nos Aztecas, até a sua importância para preservar a Mata Atlântica.

      Voce tem centenas de tipos humanos ligados ao cultivo, como o roceiro, o colhedor, o barcaceiro, o estivador, as mulheres que costuram os sacos a mão, o plantador...

      Tem ainda o nascimento, pico e queda da civilização do cacau, incluindo as personagens que Jorge Amado soube explorar com competência em suas obras, como os coronéis, os intendentes, as morenas, as moças da noite, os jagunços, os tropeiros...

      O cacau ainda tem como temática todo o processo que leva do plantio à colheita, industrialização e exportação. Um processo rico e interessante.

      A literatura sulbaiana é outro manacial de temas, de Adonias Filho a Adelindo Kfoury; de Jorge Amado a Hélio Pólvora; das poesias de Waldelice Pinheiro às de Walmir do Carmo e Ramon Vane.

      Nossa região ainda oferece animais exóticos como o jupará, o teiú, o mico-leão; rios como o Cachoeira e o Almada - e suas lavadeiras e garças; a Mata Atlântica; a estrada Itabuna-Ilhéus; suas praias e fazendas; suas cidades.

      Mas atenção à melodia. Um tema sé é eficiente se a melodia for adequada a ele, se os instrumentos evocam o clima certo para a letra. Um bom exemplo são as músicas de Caê e Guiga Reis.

      E uma dica antiga, óbvia, mas que nunca é demais ser lembrada: o refrão deve ser simples, objetivo, enxuto, fácil de decorar e cantar. De preferência que resuma em duas ou três frases o ponto central de sua letra.

      Letras eficientes se tornam perenes. Letras bestas somem em poucos meses.

      Se voce tiver alguma dica sobre composição, por favor divida-a conosco. Daremos o crédito a voce em nosso site.

Se quiser falar conosco, mande email para geral@jupara.com.br. Se preferir meios convencionais, ligue para 73 3613-1011. Nós estamos na Av. Buerarema, 819, CEP 45605-308, Itabuna, BA.